Expedição na Serra do Roncador

A “EXPEDIÇÃO NA SERRA DO RONCADOR” é composta por um grupo multidisciplinar de pesquisadores de diversas áreas, que têm como meta principal, democratizar o conhecimento possibilitando assim, o desenvolvimento da ciência.
O projeto nasceu como consequência de uma profunda pesquisa acadêmica sobre a região do Roncador, que traz vários desafios científicos na área da história, geografia, geologia, biologia e etnologia.
A grande relevância desse projeto é sensibilizar o meio cientifico como também estudantes das áreas afins, e valorizar o Brasil como cenário de diversidades históricas, geográficas, biológicas e culturais.

OBJETIVO:

O objetivo central é a busca de documentos, fontes e imagens (Fotografia e vídeos) para a formação de um acervo que será utilizado como objeto de pesquisa, publicações, exposições, livros e documentários.
Ressaltando a importância da obtenção desses documentos para a efetiva produção de matérias científicos, bem como, outros projetos de cunho intelectual que virão dessa expedição.

JUSTIFICATIVA:

A Serra do Roncador é formada por chapadões, como um típico planalto, começando na cidade de Barra do Garça, a 500 quilômetros de Cuiabá, e se estendendo até a Serra do Cachimbo, no Pará. Sua cadeia de montanhas, à semelhança de "canyons", divide as águas dos rios Araguaia e Xingu.
De todos os sítios arqueológicos, não existe um local mais místico e misterioso do que a Serra do Roncador. É uma região com quase 600 metros de altitude e mais de 800 km de extensão, onde se pode observar de perto o cerrado, em solos com formações rochosas imponentes. 
A fauna e a flora exuberante convivem harmoniosamente com cachoeiras, fendas e cavernas, sítios paleontológicos e arqueológicos, formações rochosas curiosas, trilhas belíssimas e bosques nativos. A região possui muitas grutas e cavernas, algumas ainda inexploradas, o que aguça a curiosidade de todos que visitam a região. Acrescido a isso, o vermelho do arenito e a limpidez das várias cachoeiras que deslizam do alto da serra deslumbram os visitantes que a desbravam assim como fizeram os irmãos Villas Boas.
A Serra recebeu o nome de Roncador devido ao fato de que, em determinados momentos, na calada da noite ou do dia, emana de suas entranhas um som típico e semelhante a um ronco forte, que ecoa pelo cerrado. Tal ronco ocorre em virtude do encontro dos fortes ventos da região com imensos paredões maciços verticais.
Como podemos observar, é uma região de grande riqueza sob o ponto de vista geográfico, histórico e antropológico.
Esta região foi visitada por personagens importantes da História de nosso país, o lendário Marechal Cândido Rondon e os irmãos Villas  Bôas em sua epopéia da Expedição Roncador – Xingu que se inicia com a busca de Getúlio Vargas por riquezas no chamado sertão brasileiro, segundo o próprio presidente – “É lá que buscaremos nosso futuro” – Esta expedição culminou com a criação do Parque Indígena do Xingu.

 

Canais do Marcelo Lambert

image 1
image 2
image 3
image 4