Expedição Odisseia no mundo maia

Há muito que por sua genialidade a civilização Maia vem fascinando pesquisadores de diferentes áreas, através de seu arrojado desenvolvimento matemático, astronômico e arquitetônico bem como sua complexa forma de organização econômica, sócio-política e estética. Deste modo, tornou-se nosso foco de pesquisa, tendo levado-nos a profundos questionamentos acerca de sua gênese, o seu cotidiano e as causas de seu colapso.

A pesar de nossos esforços particulares ressalta-se a ausência de base documental desta natureza em nosso país.

Organizamos uma expedição que nos trará documentos e fontes primárias e secundárias que auxilie no desvendamento dos mistérios da civilização Maia.

O conhecimento que se tem disposto no Brasil acerca da Civilização Maia, em geral, decorre de manuais, alguns mais completos, outros nem tanto, mas, como se disse não há em solo nacional acesso a acervo ou coleção de documentos que permita análises mais profundas sobre essa tão complexa sociedade.

Os documentos a serem levantados decorrerão de diferentes origens, a saber: fontes oficiais (de tombo), fotografias, história oral, entrevistas com pessoas de diferentes origens e de diferentes funções sociais (acadêmicos, políticos, representantes das comunidades Maias, ente outros), levantamento de fontes bibliográficas, teses, dissertações, artigos científicos, literaturas específicas, filmes, documentários, registros filmográficos de diferentes origens, cartas, etc., além de atualização constante das informações obtidas por emails, blogs, chats, fóruns eletrônicos

 

Clip de lançamento da expedição

2 - Museu de história e antropologia do México

4 - Teotihuacán

6 - Palenque

8 - Campeche

10 - Uxmal

12 - Dzibilchaltún

1 - Guadalupe - Tlateloco e Praça das 3 Culturas.

3 - Embaixada, Xochimilco e Plaza del toros

5 - Tula

7 - Edzná

9 - Chichen Itzá

11 - Acanceh - Mayapan - Mani

Fechamento

Equipe

Equipe Brasil / México

Marcio Maia, Alexandre Abramson, Alan Santana, Diogo, Raul Varella, Leandro Zermiani, Marcelo Lambert, Thiago Abramson, Humberto Farias e Jonatan Tostes.

Equipe México

Thiago Abramson, Marcio Maia, Marcelo Lambert e Alexandre Abramson.

O Prof. Thiago Abramson, dedica estudos voltados à formação sócio-cultural dos povos latino-americanos e em especial ao processo de aculturação pelo qual sofreram ao longo dos tempos, centrando-se ainda às especificidades da estruturação dos modos de pensar das diferentes nações indígenas.

Prof. Marcio Maia, matemático e especialista em Gestão Ambiental, desenvolve pesquisas na área de étnomatemática e astronomia buscando entender a complexidade do pensamento matemático dos Maias, impresso em seus monumentos e em seu calendário.

O Prof. Marcelo Lambert, geógrafo e historiador que dedica sua competência docente aos cursos de História e Geografia da FIG-UNIMESP, é especialista em História, Sociedade e Cultura, possuindo foco de pesquisa em História da América e há anos desenvolve esmerado estudo acerca dos povos pré-colombianos. Seu saber enciclopédico acerca da civilização Maia já tem sido reconhecido pela comunidade acadêmica e pela mídia jornalística, haja vista o volume de suas palestras, artigos, documentários, entrevistas e debates sobre o assunto, divulgados em diferentes meios de comunicação. Na atualidade o Prof. Marcelo Lambert vem ministrando as disciplinas de História da América Espanhola e Anglo-Saxônica, Civilização Européia e suas expansões, Inserção do Brasil no Mundo, Formação Sócio Espacial brasileira, e Introdução dos Estudos históricos e geográficos na FIG-UNIMESP

O Engenheiro de Redes Alexandre Abramson é responsável pelo trabalho tecnológico e audiovisual de todo o Centro de Pesquisas Odisséia, tendo larga experiência com diversas tecnologias de transmissão e tratamento de dados. Para essa empreitada, terá como papel principal a divulgação online e imediata de todos os dados digitais durante todo o processo de coleta e pesquisa desta expedição para todo o público, através de meios tecnológicos para tanto.

Patrocinadores

COLÉGIO OFICINA

COLÉGIO ALFA

KAP3

Apoio cultural:

FIG-UNIMESP

Apoio:

EMBAIXADA BRASIL NO MÉXICO