Expedição Observador em terras latinas

A “EXPEDIÇÃO OBSERVADOR EM TERRAS LATINAS” é composta por um grupo multidisciplinar de pesquisadores de diversas áreas, que têm como meta principal, democratizar o conhecimento possibilitando assim, o desenvolvimento da ciência.
O projeto nasceu como consequência do livro “O OBSERVADOR – SONHOS”, editora Scortecci – 2014, tendo como autores o fotografo Leandro Zermiani e o historiador e escritor Marcelo Lambert que produziram esse livro que tinha por objetivo um profundo dialogo reflexivo entre fotos (Zermiani) e textos (Lambert) e dessa conexão uma temática central que é a possibilidade humana de sonhar. E devido ao grande sucesso desse livro entendemos que devíamos partir para uma nova empreitada dentro da serie “O OBSERVADOR”, e nesse momento partindo de muitas pesquisas entendemos que a América Latina seria o nosso novo cenário de observação e analise, levando em conta o alto nível de sensibilidade que esse espaço geográfico nos propõe.

Equipe Expedição Observador em terras latinas

Márcio Maia, Marcelo Lambert, Jonatan Tostes, Samuel Oliveira e Leandro Zermiani.

Objetivo

 

O objetivo central é a busca de documentos, fontes e imagens (Fotografia) para a formação de um acervo que será utilizado como objeto de pesquisa e publicações.  Ressaltando a importância da obtenção desses documentos para a efetiva produção do próximo livro “O OBSERVADOR EM TERRAS LATINAS”, bem como, outros projetos de cunho intelectual que virão dessa expedição

 

Roteiro

Bolívia (La Paz e Copacabana) 
Perú (Puno, Cuzco, Ollantaytambo, Machu Picchu Pueblo e Lima)

 

Equipe de apoio

O Professor Marcio Maia, matemático e gestor ambiental, desenvolve pesquisas na área de étno-matemática buscando entender a complexidade do pensamento matemático dos Incas e dos povos que habitaram a região da Bolívia e do Peru.
O Professor Jonatan Tostes, historiador, busca a compreensão da cultura dos povos latino-americanos que tanto foram massacrados pela aculturação do velho mundo, visando aprofundar-se no estudo dessas culturas, e assim alimentar a expedição com informações pertinentes a rota determinada.

 

Equipe

 

O Professor, palestrante e escritor Marcelo Lambert, especialista em História da América, há anos desenvolve um trabalho de pesquisa sobre as civilizações Pré – Colombianas, América Latina (Espanhola e Portuguesa) e América Anglo-Saxônica. Através deste trabalho, vem ministrando palestras, desenvolvendo artigos, documentários, entrevistas e debates sobre o assunto em todas as mídias. O Professor Lambert terá como papel principal registrar dados históricos, geográficos e sociológicos das regiões por onde a expedição passar, bem como, coletar entrevistas e produzir textos e artigos diversos sobre a Bolívia e o Peru.
O Professor, fotografo e web design Leandro Zermiani é responsável pelo trabalho tecnológico e audiovisual de todo o grupo, tendo larga experiência com diversas tecnologias de transmissão e tratamento de dados. Para essa empreitada, terá como papel principal fotografar e registrar todos os momentos e eventos da expedição.

 

 

La Paz - Bolívia

Patrocínio e apoio cultural

image 1

 

Apoio logístico

image 1

Tiwanako - Bolívia

Copacabana - Bolívia

Puno - Peru

Machu Picchu - Peru

Pisac e Ollantaytambo - Peru